20/10/2022

O que muda na vida do paciente bariátrico após a cirurgia

O que todo paciente bariátrico precisa saber

Qualquer pessoa disposta a fazer o procedimento cirúrgico para emagrecer passará por mudanças após a operação que vão além da perda de peso. Nesse sentido, o importante é manter um tratamento multidisciplinar adequado.

A cirurgia bariátrica é um método seguro e eficaz no tratamento da obesidade. Com taxa de mortalidade entre 0,1% e 1% dependendo do procedimento escolhido. Por isso, é fundamental entender os cuidados corretos na recuperação pós bariátrica.

Mudança de vida

A vida do paciente bariátrico inclui nova forma de se alimentar. Além disso, a rotina de exercícios físicos junto ao tratamento multidisciplinar são necessários. Portanto, é essencial o acompanhamento de nutricionista, pois, após a cirurgia é comum aparecer deficiência de vitaminas e minerais no corpo.

A importância da suplementação

A regulação do apetite, da fome, da absorção de nutrientes, do metabolismo de lipídios e carboidratos, entre outros benefícios, ocorrem suprindo corretamente as vitaminas e minerais. Desse modo, os nutrientes de maior necessidade no organismo são:

  • Ferro e o estoque dele (ferritina);
  • Complexo B com foco na vitamina B12;
  • Cálcio;
  • Vitamina D e A;
  • Minerais como o zinco.

O uso de polivitamínicos é uma necessidade terapêutica que contribui para perder peso de forma saudável. Porém, seu uso é avaliado e indicado de acordo com cada paciente.

Alimentação pós bariátrica

Os cuidados após a cirurgia incluem a volta da dieta sólida por 30 a 45 dias. Além disso, com a capacidade do estômago reduzida, outro cuidado que merece atenção é a hidratação durante a dieta bariátrica.

Para conciliar nutrição e hidratação, o recomendado é beber de dois a três litros de água por dia, em porções variadas. Seguindo esses cuidados, as dicas de alimentos para evitar, são os seguintes:

  • Café e chás que tenham cafeína, eles podem causar azia e refluxo, entre outros;;
  • Frituras, por serem gordurosas são agressivas ao organismo do paciente;
  • Chocolates, por terem alto teor de carboidratos, dificultam o emagrecimento;
  • Bebidas industrializadas e água com gás;
  • Pimenta e temperos químicos (Knorr, Sazon, mostarda, ketchup ou molho inglês);

Os condimentos químicos têm poucos ingredientes naturais e as bebidas (refrigerantes, alcóolicas e suco em pó) são fortes demais ao estômago, entre outros prejuízos na recuperação bariátrica. Por isso, devem ser evitados e até mesmo eliminados do cardápio.

Cuidados do paciente bariátrico

A cirurgia bariátrica é o início de uma nova jornada para alguém que já venceu a obesidade, mas ela não funciona sozinha. Além da alimentação balanceada, aplicar a prática de exercícios físicos a cuidados mentais e com o corpo facilitam o sucesso do emagrecimento.

Rotina de exercícios físicos após a bariátrica

Nas seis primeiras semanas o paciente não deve fazer grandes esforços. Por isso, a recomendação é praticar leves movimentos, como a caminhada que ajuda na melhora da circulação e colabora na recuperação da operação.

Saúde mental após a cirurgia

O acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento pré e pós-cirurgia bariátrica. Pois, a compreensão da nova forma física, após emagrecer, será um estímulo ao amor próprio e ao autocuidado. Além disso, o paciente aprende como administrar os sentimentos como o estresse diário e a ansiedade, que surgem no período.

Qual é o melhor suplemento para paciente bariátrico?

A linha de polivitamínicos Multi-Bari da Euativo tem tudo que os pacientes pós-bariátricos precisam. Isso porque, seus produtos incluem o suplemento Multi-Bari Start indicado nos 6 primeiros meses e o Multi-Bari Life, recomendado após os 6 meses de cirurgia.

Multi-Bari Start é o suplemento mais completo do mercado. Além disso, ele garante saúde em dia no funcionamento do corpo e no emagrecimento. Por isso, atende às necessidades do paciente pós-bariátrico em sua mudança de vida.

Já o Multi-Bari Life reúne em um só produto todas as vitaminas necessárias para uma saúde a longo prazo. Por isso, sua fórmula é específica para pacientes bariátricos com 6 ou mais meses de operação. Escolha seu suplemento e garanta qualidade de vida em seu emagrecimento!