24/02/2023

Posso tomar cerveja após a bariátrica?

Ei bari, essa é uma dúvida frequente entre os amantes de cerveja que farão a bariátrica, e até mesmo em pacientes que já passaram pelo procedimento. E a resposta é: depende!

 

Apesar de possuir um teor alcoólico baixo, em comparação a vinhos e destilados, o consumo de cerveja não é recomendado para pacientes bariátricos nos primeiros 6 meses após a cirurgia.

 

A reintrodução do álcool na dieta vai variar de acordo com a recuperação de cada paciente. Mas por via de regra, o consumo de álcool é liberado somente depois dos 6 primeiros meses de procedimento cirúrgico.

 

Por que evitar tomar cerveja após a bariátrica?

 

Para quem fez a bariátrica a menos de 6 meses, a cerveja pode ser prejudicial por 2 principais motivos:

 

1 - O alto teor calórico da cerveja dificulta o processo de emagrecimento saudável, o que retarda o alcance de suas metas.

 

2 - Nesse período de recuperação, o estômago do paciente fica mais sensível à ingestão de alimentos/líquidos fermentados e gaseificados. Por sua vez, a cerveja é um líquido fermentado, dessa forma, seu consumo pode causar desconforto e gases aos pacientes bariátricos.

 

Já para os pacientes operados há 6 meses ou mais, o consumo da cerveja não é restrito. Entretanto, deve ser apreciada com moderação. Atualmente, 25% dos pacientes bariátricos que apresentam recidiva de peso abusam do consumo de álcool.

 

 

Depois de quanto tempo posso beber após a bariátrica?

 

O consumo de qualquer bebida alcoólica não é recomendado até completar 6 meses após a bariátrica. Depois desse período, é liberado o consumo em doses moderadas, se possível, sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de voltar a consumir álcool.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a indicação de consumo máximo de álcool é de 15 gramas por dia para mulheres (equivalente a 1 lata de cerveja) e 30 gramas para homens (equivalente a 2 latas de cerveja).

 

Pacientes bariátricos após 6 meses de cirurgia podem beber cerveja e se divertir como todas as pessoas maiores de 18 anos. Entretanto, devem estar atentos a quantidade e frequência que consomem álcool, pois a ingestão exagerada de bebida alcoólica desenvolve dependência química, ganho de peso e diversas doenças.

 

Leia também: A importância das proteínas como suplementação pós-bariátrica, Suplementos para bariátricos: por que são tão importantes? e O que muda na vida do paciente bariátrico após a cirurgia.